Várzea Alegre inicia distribuição de vacinas contra dengue
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Alegre deu um passo importante na luta contra a dengue ao iniciar a distribuição das primeiras doses da vacina contra a doença. O foco inicial da campanha é imunizar crianças de 10 a 14 anos, com as doses sendo distribuídas em unidades de saúde estrategicamente localizadas nos bairros com maior incidência de casos.
A coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Fábia Moreno, explicou que o processo segue as orientações da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. “Começamos a vacinação no PSF do bairro Sanharol, que é um local amplo e acessível, com um médico presente durante todo o dia, garantindo agilidade e segurança. Posteriormente, as doses foram encaminhadas para os bairros Riachinho e Patos, que lideram o número de registros de dengue no município. O próximo ponto a receber a vacina será o PSF do bairro Praça Santo Antônio,” afirmou.
De acordo com Fábia Moreno, o processo de aplicação da vacina inclui uma triagem detalhada e acompanhamento médico para garantir a segurança dos vacinados. “Essa é uma vacina nova, e recebemos treinamento específico para aplicá-la. A triagem consiste em um questionário com mais de 10 perguntas, e a presença de um médico é obrigatória para lidar com qualquer possível evento adverso. Felizmente, não tivemos nenhum caso de reação em Várzea Alegre.”
O prefeito Flávio Filho (Flavinho – MDB) destacou a importância dessa conquista para o município. “A chegada da vacina contra a dengue é um marco na saúde pública de Várzea Alegre. Estamos comprometidos em proteger nossa população, especialmente nossas crianças. Além disso, as ações de prevenção continuam intensas, com o trabalho dos agentes de endemias nos bairros, garantindo informações e conscientização para toda a comunidade,” afirmou.
Os agentes de endemias seguem mobilizados em campanhas educativas para conscientizar a população sobre medidas de prevenção da dengue. Além disso, novos pontos de vacinação serão abertos conforme as remessas chegarem, ampliando o alcance da imunização no município.
Assessoria de Comunicação
0 comentários