Escolas Maria Afonsina e José Correia, brilham no Programa Ceará Científico.
No último dia 14 de novembro, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Professora Maria Afonsina Diniz Macêdo e a Escola de Ensino Médio Escola José Correia Lima participaram com destaque da fase regional do Programa Ceará Científico, realizada pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE-17, no IFCE de Cedro. O evento, promovido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Educação, teve como foco central as relações étnico-raciais no contexto educacional, visando à promoção da justiça social e da cultura antirracista.
A temática orientadora de todos os trabalhos apresentados foi “Educação científica e as relações étnico-raciais”, refletindo o compromisso do programa com questões fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A EEMTI Professora Maria Afonsina Diniz Macêdo destacou-se ao participar ativamente de todas as categorias da fase regional, inscrevendo projetos nas áreas de Ciências da Natureza e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Educação Ambiental, Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Robótica, Automação e aplicação das TIC, e Expressões Artístico-culturais, incluindo também a Categoria PCD (Pessoas com Deficiência).
Os esforços e talentos dos estudantes e professores da escola foram reconhecidos com premiações notáveis. Na categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, o projeto “Entre Versos e Reversos – Recortando Histórias, Refazendo Caminhos e Lutando pela Equidade Racial” conquistou o 2º lugar, recebendo a medalha de prata. Os alunos Thiago Silva Morais e Bianca da Costa Alves foram os autores, sob a orientação da professora Ana Marcia Alves Monteiro.
Na categoria Educação Ambiental, a EEMTI Professora Maria Afonsina Diniz Macêdo novamente brilhou, ficando em 2º lugar com o projeto “A Arte de um Povo que Extrai da Terra que Alimenta o Sustento Econômico”. As alunas Paolla da Silva Costa e Yasmin Vieira Marques foram as autoras, tendo como orientadora a professora Cleiciane Diniz Martins.
A Categoria PCD, voltada para trabalhos que abordam as áreas do conhecimento com enfoque nas necessidades das Pessoas com Deficiência, também rendeu reconhecimento à escola. O projeto “Matemática: A Herança Cultural da Etnia Afro-Brasileira PCD” conquistou o 3º lugar, recebendo a medalha de bronze. Os autores, Artur de Sousa Venâncio e João Batista da Silva Vieira Santos, foram orientados pela Professora Simone Aquino.
Com esses resultados expressivos, a EEMTI Professora Maria Afonsina Diniz Macêdo se destaca como referência no compromisso com a educação científica e inclusiva, reafirmando o potencial dos jovens talentos e a dedicação dos educadores em promover uma educação de qualidade e igualdade para todos. Os projetos premiados agora terão a honra de representar a Crede 17 na etapa estadual do Programa Ceará Científico, consolidando o reconhecimento da escola no cenário científico e educacional do estado.
A EEM José Correia Lima se destacou nos seguintes projetos: Educação Ambiental, Eco Evolução Várzea Alegre – Coleta Seletiva em análise, e Robótica utomação e Aplicação das TIC.